Projetos


Projeto Valores e Cidadania

Data da criação: 25/04/2012

Projetista: Adriana Miyasaka da Silveira, Maria Teresa Katayama Pontes, Almeri da Silva Castro, Ulisses de Medeiros, Pedro Ferreira dos Anjos, Lusinete Cristino, Fábio Borges Junior, Elias Gonçalves Quintão, Joslane Cardoso, Irene Clarindo, Izilda Aparecida dos Santos.


Escola:  E. E. Jardim Santa Maria III


Site Blog:
Þ     educacaodigitalll.blogspot.com.br (Adriana)
Þ     luttega.blogspot.com.br (Tereza)
Þ     escolatecescola.blogspot.com.br (Almeri)
Þ     diretoremcena.blogspot.com.br (Lusinete)
Þ     prevencaodeconflitos.blogspot.com.br (Pedro)
Þ     focomatematico.blogspot.com.br (Fabio)
Þ     ulissesgeo.blogspot.com.br (Ulisses)
Þ     drogasaude.blogspot.com.br (Izilda)
Þ     praticadeleituradoadolescente.blogspot.com.br (Irene)
Þ     portuguesideal.blogspot.com.br (Joslane)


Categoria: Interdisciplinar (língua portuguesa, história, geografia, matemática e artes)


Resumo: O desenvolvimento deste projeto visa resgatar valores sociais, éticos e morais na escola no sentido de construir uma cultura de paz, procurando fazer com que os discentes façam uso de valores aprendidos na escola e na sociedade, refletindo nestes ambientes a aprendizagem que moldará seu caráter e sua maneira de ser e agir.


Proposta:
Construção de um blog para a escola onde qualquer pessoa terá acesso, em especial nossa comunidade escolar, enfatizando não só a busca e prática de valores adormecidos em nosso dia a dia, mas também, a junção da responsabilidade do uso ético da internet. Diagnosticar e valorizar a cultura da comunidade escolar será algo imprescindível para o início deste projeto, já dizia Manriquez (2007), (...) “os valores são produto de mudanças e transformações ao longo da história. Surgem com um especial significado e mudam ou desaparecem nas distintas épocas. Todos os seres têm seu próprio valor” (...), e, a partir da importância da vivência dos educandos colocaremos em prática o blog.

Justificativa:
Atualmente, o desenvolvimento e o contato cada vez mais ampliados com as novas TICs, a sociedade, indiferente de sua classe social, encontra-se em um círculo vicioso de consumismo e busca de satisfação imediata deixando o respeito com o meio em que vive e as pessoas que fazem parte dele, à margem de suas necessidades.

Objetivo:
Despertar e apropriar a importância de valores pessoais e sociais resultando melhores condições de vida e, desenvolver nos educandos as múltiplas inteligências, apropriando os quatro pilares da educação e os valores necessários a uma vida melhor para a cidadania resultando numa cultura ética e de paz.

Estratégia:
v  Os professores realizarão uma pesquisa diagnóstica com os alunos a respeito do que eles sabem sobre o tema Valores e Cidadania;
v  O blog estará aberto à “tempestade” de idéias, ou seja, sugestões, reflexões, críticas construtivas e etc...
v  Fotos, vídeos e textos estarão disponíveis e sempre atualizados focando o tema;
v  Convidaremos pais e comunidade para contar histórias de suas vivências.

Local de realização:
Escola e comunidade escolar.

Público Alvo:
Comunidade escolar.

Recursos necessários:
Utilização de tecnologias e mídias como: revistas, jornais, câmera digital, DVD, computador e internet.

Avaliação:
Acompanharemos a quantidade de acessos através de gráficos, os depoimentos dos alunos e da comunidade escolar assim como suas postagens se contam com reflexões críticas construtivas.

BIBLIOGRAFIA:
- MANRÍQUEZ, Mario Sandoval: 2007 - Sociologias dos valores e juventude
- BORDIEU, Pierre: 2008 - A distinção de um legado de práticas e valores culturais
- Cartilha Fundação Bradesco – Uso Ético e Responsável da INTERNET



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PROJETO: 
“LEITURA PLARA ADOLESCENTES” (DIGITAL X LINEAR)

Data: Abril/2012

Autores: Elias, Irene, Izilda, Joslane e Pedro

Escola: E.E. Jardim Santa Maria III

Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Matemática

Resumo:
Este Projeto visa mediar e orientar a maneira como o jovem está lendo e captando as informações ao navegar neste grande mar (Internet). Sendo assim nós professores temos que direcioná-los a fazerem uma leitura segura e consciente, para transformar todas as informações obtidas em conhecimento e aprendizado.
Proposta:
 Leitura digital X Leitura linear
Justificativa:
 O projeto “Leitura para adolescentes”, permitirá que os alunos realizem uma reflexão/analise, sobre a forma que hoje ele permeia a leitura e assim poderá expressar suas ideias referente a assuntos diversos de uma forma mais abrangente, proveitosa e direcionada.
Objetivo:
- Projetar atividades futuras envolvendo a linguagem;
- Relacionar textos visando encontrar entre eles a intertextualidade temática;
- Desenvolver capacidade de observar, imaginar e criar;
- Valorizar expectativas de leitura digital x linear (Livros).

Estratégia:
- Aula interativa, com a participação dialógica do aluno e com a preparação e o conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor;
- Preparação de exposição das pesquisas realizadas no ambiente virtual e linear;
- Leitura de obra literária.

Cronograma Básico:
4º Bimestre ( 8 a 12 aulas)

Local de realização:
Unidade Escolar

Público Alvo:
7ª e 8ª Séries

Recursos Necessários:
Sala de Informática. (Textos, áudio, fotos, imagens, etc.)
Biblioteca(Sala de leitura)

Avaliação:
Produção de textos: expositivo, escrita coletiva, etc.
Exposição dos trabalhos realizados

Bibliografia:
Proposta Curricular do Estado de São Paulo


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PROJETO:

Transformando a
informação


ABRIL/2012

E. E. Jardim Santa Maria III

Projeto desenvolvido pelos professores: Elias, Irene e Léia

Blog do Prof. Elias:
http://professoreliasquintao.blogspot.com.br/

Categorias: Língua Portuguesa, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês

 
Resumo:
Este Projeto foi desenvolvido observando as orientações da Proposta Curricular do Estado de São Paulo e Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar E. E. Jardim Santa Maria III e visa tornar o aluno um cidadão crítico, ativo e participativo, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

Justificativa:
A E E Jardim Santa Maria III está inserida em uma comunidade carente, por isso os alunos têm pouco contato com os meios culturais (revistas, jornais, cinemas, teatro, etc.), portanto o nosso projeto busca tornar a leitura um ato prazeroso, com significação social, possibilitando aos alunos o contato com meios culturais variados, apropriando das tipologias, enfatizando diversos gêneros textuais e focando a aprendizagem na realização do produto final: Revista.
Esse projeto será desenvolvido através de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Educação Física, Inglês; tendo em vista que na produção da revista será abordado assuntos como: textos informativos e argumentativos, entrevista sobre temas polêmicas, ilustração e diagramação, esportes e músicas populares.


Objetivos:
Reconhecer e promover a Língua Portuguesa e demais disciplinas do Currículo como um instrumento de uso consciente, significativo, contextualizado e interdisciplinar, contribuindo para a formação integral do educando, tornando-o crítico, ativo e participativo na escola, na família e nos demais grupos sociais dos quais faz parte, através do estímulo à leitura, produção escrita, incentivo ao uso de raciocínio lógico e de criação do aluno.


Estratégia:
Contemplar os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, no total de aproximadamente 460 educandos, possibilitando o contato com meios culturais variados, para que possam apropriar das tipologias e dos diversos gêneros textuais de forma ativa, crítica e participativa.

Cronograma básico:
O projeto será desenvolvido durante o 3º e 4º bimestre, concomitante com o conteúdo do Planejamento Anual e Projeto Político Pedagógico da Escola e será desenvolvido em 5 etapas:
1º etapa: 6 aulas – apresentação de exemplos do que será produzido;
2ª etapa: 4 aulas – divisão de grupos e delegação de funções entre os alunos;
3ª etapa: 6 aulas – discussão e estudo do produto, leitura e definição do formato;
4ª etapa: 20 aulas – início das produções que serão inseridas na revista;
5ª etapa: 20 aulas – execução e montagem do produto final.

Recursos necessários:
Revistas, filmes, folhas de papel sulfite, canetas pretas, réguas, colas bastão, lápis de cor, papel almoço sem pautas.  

Avaliação:
Contínua e por meio das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto.  

Bibliografia:
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Projeto Político Pedagógico da Escola
Caderno do aluno (8º e 9º ano)

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