Eproinfo

Experiência de navegar livremente

Navegar na web e pelos sites propostos nas atividades do Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, proporciona ao leitor/pesquisador uma leitura não-linear, sem uma sequência única e cheia de descobertas. Este tipo de leitura é algo inovador e desperta curiosidade, ou seja, vontade de ir além.
A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e constantemente estamos conectados à internet, seja para se comunicar com os amigos, familiares, etc., enfim, todos estes recursos servem para nos auxiliar nas mais diversas tarefas, pois os links guiam a nossa leitura sem nos tirar do foco principal.
Particularmente estou familiarizado com a leitura digital, diariamente visito sites e blogs e por isso consigo não me perder nas pesquisas, além de considerar o hipertexto uma excelente ferramenta de aprendizagem, pois contem links de navegação em palavras-chaves que remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser considerados hipertextos.
 Assim, um texto linear é, geralmente, lido de forma seqüencial, enquanto os hipertextos podem ser lidos de várias formas, em muitas ordens diferentes, portanto, é uma leitura não linear, onde não há uma linha única para seguir ao lê-lo, mas sim, muitos caminhos possíveis.
Elias


Conceituando Hipertexto

O hipertexto é um recurso extraordinário, pois permite que o leitor, sem fechar ou sair da página, obra novos links e esclareça conceitos ou pontos de vista diferentes sobre determinada palavra ou tema.
É um recurso do internauta para visualização de informações cujo texto ou documento contenha referências internas para outros textos (chamados de hiperlinks ou, simplesmente, links). Portanto, podemos concluir que sempre que a gente clica em um link somos automaticamente remetidos para uma outra página que contém outros links e assim por diante.
O site Wikipédia traz a seguinte definição sobre o hipertexto:

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.”

Elias



Sugestão de Atividade com Hipertexto

Música: Navegar em mim – Paula Fernandes
Plano de Aula
Planejando com hipertexto
1- Identificação
1.1- Professor responsável: Elias Gonçalves Quintão
1.2- Disciplina: Língua Portuguesa
1.3- Conteúdo: Música usando hipertexto
1.4- Séries: EF – Ciclo II
2- Tema: Analisando a música usando o hipertexto
3- Objetivo geral: ouvir, ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
4- Objetivos específicos:
4.1- Entender a música, considerando as possíveis interpretações do termo:
navegar em mim”;

4.2- Pesquisar na internet através dos links sugeridos na letra da música;
4.3- Construir um painel sistematizando o conteúdo trabalhado.
5- Desenvolvimento e atividades:

Navegar Em Mim


Assinando o fim
Eu lamento tanto
Palavras perdidas
Sensações vividas

Eu anulo em mim
A promessa feita
Eu desfaço o sonho
De amor por toda vida

Foi engano achar que você me amou
Afinal de amor você não sabe nada
Foi um erro aceitar o seu gesto de amor
No final a dor me fez sua morada

Alguém pra me amar
Precisa me aceitar
Assim como eu sou
Imperfeita, amor

Quem quiser me amar
Precisa ter o dom
Bem mais que seduzir
Navegar em mim

Navegar em mim
Navegar em mim

5.1- Apresentação da música;
5.2- Reflexão e discussão oral;
5.3- Apresentação das palavras com links;
5.4- Estudo do sentido dicionarizado de algumas palavras e do sentido empregado de acordo com o contexto da música.
6- Recursos:
6.1- Computador ou Sala de informática;
6.2- Acesso à Internet;
6.3- Data Show;
6.4- Lousa, giz e material do aluno.
7- Avaliação
7.1- A avaliação será contínua, levando em consideração a participação dos alunos durante as aulas.
Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário